Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

quarta-feira, abril 05, 2006

A praia vai ficar exatamente do mesmo jeito que está


Natal acompanha em todos os meios de comunicação a novela das prostitutas que fizeram da praia de Ponta Negra o seu escritório. O ambiente na praia está impraticável para a ida de famílias com crianças e mulheres sozinhas. Os estrangeiros viram na praia a realização de seus desejos. Um lugar bonito, quente, perto dos hotéis e com muita mulher se oferecendo.

Tinha que dar em problema mesmo. Nada mais feio que as imagens que a rede Globo mostrou. Mulheres e gringos dançando vulgarmente, combinado programas, consumindo drogas e criando um ciclo que só faz mal pra cidade. Pior para as crianças de baixa renda que circulam pelo local: as meninas aprendem que vender o corpo é trabalho e os meninos logo entendem que turismo é cobrar 10 reais para alguém sentar em uma cadeira e vender passeios “com emoção” para faturar algum do bugueiro (que teimam em dizer que a duna é só deles e já chegaram ao ponto de surrar um turista que entrou no trecho com buggy alugado).

Só não concordo com algumas visões distorcidas que muitos natalenses tem do passado recente da praia. Dizem que Ponta Negra não era assim e que a culpa é da horda de rapazes que vem sozinhos pra cá, já de olho no sexo fácil e barato. Moro em Ponta Negra há mais de 20 anos e na era pré-calçadão, das barraquinhas de lona e madeira já tinha muita menina de bobeira por ali. A coisa acontecia de modo menos ostensivo, mas sempre aconteceu. Prova disso é que durante a noite as moças só andavam na “calçadinha” que passava atrás das barracas se acompanhadas. Ainda que se diga que o problema era só violência e assaltos, todos sabiam que havia boates e bares onde os turistas não “respeitavam” as mulheres.

E o que aconteceu? Varreram-se as barracas do local e trocaram pelos minúsculos quiosques, calçadão mais largo e muita campanha publicitária. Passada a novidade, tudo voltou a ser como antes. Aconteceu que o número de turistas aumentou, a cidade continuou crescendo e a casa do Morro do Careca virou a esquina do sexo, a casa de mãe Joana onde o turista manda porque detêm a grana. Triste, mas chocantemente normal, como já aconteceu em várias cidades do mundo. Olhar agora com ar de desencanto e surpresa é hipocrisia. Qualquer experiente consultor de turismo teria cantado essa bola, talvez ainda a tempo de alguma medida preventiva.

Dentre as medidas que já foram sugeridas para melhorar o clima à beira mar estão câmeras nas ruas, conscientização dos taxistas, opção de lazer e educação para os jovens, buscar o turismo de famílias e até a criação de uma zona livre de prostituição para natal (sei não, mas acho que vai ser num hotel da via costeira). O título deste texto vem das conseqüências óbvias: as câmeras e a consciência dos taxistas só valem para coibir a exploração de menores; oferecer lazer e educação é ótimo, mas falta o meio de vida, din din; buscar famílias vale a pena, mas ninguém pode proibir os homens de vir pra cá; e zona livre? Ah! tenha santa paciência... o resto vai virar proibida por acaso?

Natal está tentando resolver problema de cidade grande pensando como gente pequena. A ação por enquanto tem que ser da sociedade toda. As mulheres que não pretendem prestar nenhum serviço denunciam o assédio, os pais educam os filhos, o Estado protege as crianças e o natalense elege outra praia como point. Porque a prostituição, pelo menos das maiores de idade, ainda vai ter o endereço mais nobre da cidade por um bom tempo.

3 comentários:

  1. Tá se superando a cada dia. Não entendo como nenhum veículo de comunicação e/ou marketing ainda não percebeu suas qualidades. Seu texto está cada dia mais refinado e sarcástico, gostoso de ler e atrativo.
    É uma pena, eles não sabem o que estão perdendo...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, um ótimo texto. Eu também penso de forma semelhante com relação a este problema da prostituição em Ponta Negra. Sempre existiu, só que antes a grande concentração de prostitutas era na Praia do Meio...

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga. Estamos bem perto do dia do Jornalista e você ´tá provando sua capacidade e talento.

    A matéria de Ponta Negra é polêmica porque nossa sociedade perdeu a noção da liberdade e do pudor. Reclamam depois porque seus filhos estão se drogando e suas filhas se prostituíndo. Creio que não é do interesse de nossas autoridades públicas e nem do turismo empresarial resolver isso, pois um dos motivos do crescimento do turísmo é exatamente isso (Gostaria de dizer outra coisa). Infelizmente a mente humana é pobre e hipócrita. Minha nota prá você é 10!

    Parabéns.

    ResponderExcluir