Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

segunda-feira, setembro 12, 2011

Antigas Convicções x Vida Real

Vou entrar no assunto de supetão: Eu nunca tolerei muito esses brinquedos que imitam cozinha e área de serviço pra meninas. Sempre achei que era doutrinação machista pra perpetuar as mulheres bem Amélias, pra elas gostarem de cozinhar/lavar/passar - tanto é que não tem home theater rosinha de brinquedo, nem mini biblioteca com uma chaise pra relaxar. É só fogão, vassoura, geladeira, eca eca eca.

Aí veio minha menina, meu furacãozinho cacheado chamado Lara. Dia 19 faz 1 ano e 8 meses e vive imitando o que eu faço pela casa. E o que eu faço? Bom, ela imita digitar no note, imita ler livros... mas o que mais ela imita é - putz - varrer casa e mexer comida na panela! Que merda hein? Vocês acham que eu já não pensei em lhe dar uma vassourinha miniatura? Não só pensei como assim que achar compro uma, pois ela tem mania de quebrar cream crakers e jogar no chão (é que ela é gênia, o nome não é "craker"? deve ser pra quebrar né não?) nada mais justo que ela varra pelo menos esses farelos e a ração de gato que ela e sua gangue (Gobi, Cruel e Frodo) espalham.

Sério agora... meu discurso libertador de futuras ex amélias, cadê? Perdoe, não tem mais. Aqui em casa os direitos são iguais sim - Eduardo lava um wc que é uma beleza - mas entre os pais acaba sendo a divisão mais comum. Ele trabalha muuuuito pra manter o cafofo aqui funcionando, eu fico 90% do tempo em casa e não temos funcionária, sobra pra mim mesma o serviço chatérrimo de arrumar, cozinhar, passar e afins. Vou fazer isso escondido dela pra ela não me imitar e não acabar com minhas concepções? Never.

Até porque o mundo caminha para a extinção das empregadas domésticas na classe média. Estão cada vez mais caras e o brasileiro aos poucos vai vendo que, assim como na Europa, empregada todo dia é pra quem pode muito, não pra quem precisa (chore agora junto comigo). Então não dá só pra ensinar os filhos a estudar e - supostamente - ganhar dinheiro. Eles tem de saber fazer serviço de casa sim, sejam meninas ou meninos. Falando em meninos, tem conjuntinho de cozinha de brinquedo que não é rosa nem roxinho, perfeito pra eles brincarem juntos (você faz a baby alive dormir que eu faço a comidinha de massinha de modelar, bora?).


É isso, outubro tá aí com seu dia das crianças e esse lance de brinquedinhos retrógrados ligados ao mundo do trabalho duro a gente vai ver por aqui.

Um comentário:

  1. Adriana Szilagyi01 outubro, 2011 17:31

    Oi Lay, justo esse tema não tem comentário? vamos remediar.
    Confesso que até o meio do seu post estava ficando assustada, pensando: "Meu Deus, não estou reconhecendo minha cunhada, será que ela quer que Laroca seja daquelas moças insuportáveis que nem as calcinhas lavam! (eca, seboseira)". Graças a Deus li até o fim e vi que não era bem isso que você estava falando. As crianças na idade de Lara, Rubem e Catarina gostam de imitar os adultos em tudo na vida cotidiana, faz parte da construção do imaginário, do pensamento cognitivo, do desenvolvimento motor delas, por isso a imitação é tão importante, é assim que elas aprendem. Sou super a favor queos meninos também brinquem de casinha, afinal de contas, lavar uma louça, estender uma roupa, fazer uma comidinha e ajudar a cuidar das crianças não fazem de um homem, um homossexual, muito pelo contrário, acho até que o homem que faz essas coisas ganha pontos na hora de conquistar uma mulher. Um dos brinquedos preferidos de Rubem na casa da vovó Rosângela é o conjunto de vassoura, pá, rodo e balde de Cacá, não vejo nenhum problema nele brincar com isso. Na escola, quando íamos brincar de faz-de-conta na brinquedoteca o lugar mais frequentado pelos meninos e meninas era a mini cozinha, eles adoravam. Concordo com você, a cor desses brinquedos não deveria ser só rosa ou roxo, fica parecendo que é só para meninas. Eu achei um conjunto de panelas azuis, vermelhas, amarelas e azuis, comprei para Rubem pois ele adora brincar com panelas. Só não compro aquelas geladeiras, pias de lavar louças, fogões e mini supermercados porque não tenho espaço aqui em casa, mas tenho certeza que Ruem ia adorar brincar com eles.
    Beijão
    Adriana

    ResponderExcluir