Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

sábado, maio 06, 2006

Pimenta no dos Outros é Refresco


Pimenta Neves sai em liberdade do julgamento que durou 34 horas. Opinião pública pedindo justiça, família com coração despedaçado, advogados da acusação e promotoria empenhados em mandar o monstro pra cadeia. Em vão. "Ganhou" como prêmio poder responder todos -TODOS - os recursos em liberdade. Se levou cinco anos e oito meses pra ocorrer o primeiro, dá desgosto pensar quanto tempo esta palhaçada vai levar.

Matou uma moça linda, honesta, que só queria viver, porque se achava o dono do mundo, senhor de todas as coisas. Ela não quis mais o namoro, ele decidiu que ela não viveria mais. Hoje tenta passar a imagem de que matou sob forte emoção. Deve ter sido a emoção de saber que por ter dinheiro, passaria muitos e muitos anos em liberdade e que se, e somente se, parasse na cadeia já seria na decrepitude de sua velhice, já perto de seu juízo final (esse sim deve levá-lo para um lugar bem merecido).

A certeza da impunidade - principalmente para ricos - está produzindo no Brasil uma nova casta de criminosos. Eles conhecem bem a lei e não se importam de confessar os crimes. Tem advogados tarimbados que fazem fortuna defendendo crápulas às custas das brechas na lei.

Mas e a lei? Vista sempre como tão cristalina, tão reverenciada, a que tarda mas não falha. Por vezes a gente esquece que estas leis são feitas e aprovadas por uma gente que rouba dinheiro público, engana milhares de eleitores, responde trocentos processos e usa desta mesma lei pra não ver o sol quadrado. Somos uma nação de vítimas de uma lei que foi feita pra livrar o condenado de sua pena. Ele até tem julgamento, mas só de mentirinha, pra acalmar os ânimos, é só um pequeno desconforto antes de voltar pra casa. Fica mesmo na cadeia aquela pobre mulher que roubou uma margarina ou Marcos Mariano, motorista de táxi que passou 19 anos na cadeia mesmo sendo inocente (nossa, a propalada justiça não descobriu que ele não era culpado?).

Se você tivesse um banco entregaria a chave do cofre a um cleptomaníaco? Deixaria sua padaria na mão de um comedor compulsivo? Deixaria seu filho na casa de um tarado? Então porque deixamos nossas leis para uma turma que só pensa em nos passar pra trás? Mostraram ontem para a sociedade que matar não dá cadeia. Cuidado por onde você anda partir de agora...

2 comentários:

  1. É a grande proteção que o estado brasileiro nos dá. Impunidade. Proteção pra criminoso. Pra eles a gente é que se foda.

    ResponderExcluir
  2. A justiça é cega, surda, muda, tetraplégica e com retardo mental no que diz respeito aos que tem grana. Dá a sensação de que quanto mais grave o crime, mais branda a pena. É só pagar um bom advogado e "alô, Habeas Corpus!".
    Já pro pobre lascado a dona justiça tem os olhos mais que abertos e só fecha pra justiça dos maus policiais que a fazem com as próprias mãos e cassetetes.

    ResponderExcluir