Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

terça-feira, setembro 13, 2011

O padrão é seu patrão?

E as misses hein? Anorexia ali bateu forte. Quando eu era criança era assim: modelo era palito, miss era gostosa. Agora todas são palitinhos. Quando elas desfilam de biquini, não tem voluptuosidade, não deve dar nem tesão nos supostos héteros que assistem concurso de miss (porque né?).

Aí como é que eu e você, que tem corpo normal, de gente que come comida de verdade, que almoça com a família, que trabalha, cuida de casa, enfim, gente que não tem toda uma rotina dedicada a ser bela faz com esse padrão? Porque é um padrão mesmo, nos é imposto. A mídia o tempo todo mostra através de filme, novela, publicidade, que bonito é daquele jeito, beeeem magrinha.

Eu já consegui ficar bem magra em relação ao que eu sempre fui. É bom? É. Qualquer roupa cai bem que é uma beleza, um jeans de supermercado com blusa branca já fica bem. Mas a gente não come quase nada, quase nada mesmo. Não tem essa de reeducação alimentar (RA). Com RA você fica saudável e perde uns quilos se você estava muito gordinho antes, mas se você não é gordo, apenas quer dar a afinada... sinto, ninguém fica magrinha com RA. 

E aquele discurso de "não vamos ligar pra padrão, cada um é lindo do jeito que é" - ahã, senta lá Layana. Funciona sim, enquanto você está dentro de casa. A massificação dessa mensagem que nos passam é tanta que não conseguimos  nos sentir bem por muito tempo. Surgem as comparações com amiga tal, com "como eu estava há x anos atrás", as lojas vendem roupas em tamanhos micro que nos fazem parecer elefoas e a indústria do bem estar martela que só é gordo quem quer e é por desleixo.
Essa seria "cheinha' hoje
Essa história não tem um  fim legal, ela é feita pra ser cíclica. As pessoas (mulheres na maioria) se esforçam pra ficar magrinhas, gastam um dinheirão. Aí não dura muito pois nosso biotipo não é aquele e não temos rotina de miss, toca fazer tudo de novo e gastar mais dinheiro ainda.

E o que que a gente pode fazer? Proponho pararmos de, sempre que encontrarmos alguém, tecer o famoso comentário "tá mais magro" ou "você deu uma engordadinha"... Comentáriozinho sem futuro não? Não acrescenta nada e só reforça este padrão.

Eu já faço isso, bora?

2 comentários:

  1. A verdade dita com bom senso e com pitadas do humor são suas marcas registradas, né, Lay?
    Parabéns pelo texto! Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu já acharia a mulher do retrato renascentista com um corpo muito bonito. Não há melhor beleza que a natural, só o que não dá é pra desleixar.

    ResponderExcluir