Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

quarta-feira, março 16, 2011

Mimar não é amar


Hoje eu estava pensando sobre as diferentes maneiras de educar filhos, sobre conselhos que ouvimos aqui e acolá e lembrei de algo que acho que deveria comentar aqui.

De todas as maneiras possíveis de conviver com os filhos a que eu considero mais perigosa é uma das mais recorrentes no mundo moderno: mimar os filhos. Sabe aquela máxima de que uma esmola ou mata de vergonha ou vicia o cidadão? Com o mimo é a mesma coisa, ou produz um playboy/patricinha alienada ou cria um bandido. Uma criação baseada no mimo não tem como dar certo.

E não pense que mimo é exclusividade de quem tem dinheiro, meus pensamentos hoje começaram exatamente porque soube que o filho de uma senhora que conheço está definitivamente desencaminhado na vida (está foragido depois de ter dado uns tiros que pegaram em alguém). E esta mãe nunca teve nada, sempre ganhou salário mínimo, mas nunca exigiu que o filho estudasse, o tratava como especial, comprava roupas de marca parceladas em trocentas vezes no cartão de terceiros só pra ele, enfim, mimou. Não tinha pra ela, mas sabe-se lá por quê, tratou aquele filho como um bibelô, não lhe transmitiu valores, não pensou no futuro, não o fez homem. Ele podia ter se tornado alguém diferente mesmo criado assim? Podia, mas ninguém pode contar com tanta boa índole assim, tanta firmeza de caráter inata, sem ninguém ter ensinado.

O reverso, filhos mimados de gente com dinheiro, estamos cansados de ver por aí, não preciso nem buscar exemplos. Atropelam pessoas, queimam mendigos, puxam briga. ficaram assim só pelo mimo? Talvez não, mas limites poderiam ter feito milagres à eles. E há ainda uma outra vertente dos mimados com grana: os jovens que ao se defrontarem com os "nãos" da vida - esses mamãe e papai não podem evitar - como vestibular, entrevista de emprego, namoros... caem em depressão, pois não foram acostumados a ver outras pessoas em posição melhor, não admitem que é preciso tanta batalha pra conquistar "tão aos poucos" as coisas.

E o que é mimar? Pra mim não é só dar tudo o que a criança pede. É uma mistura de superproteger com negligência educacional. Os pais não suportam o trabalhão que dá educar de verdade então além de darem tudo, não expõem os filhos à situações onde ele possa se dar mal, fazem com que eles acreditem que são os melhores em tudo (sabe D. Florinda, mãe do Quico?), e esnobam o que outras crianças tem de melhor, iludindo o filho ("fulano não sabe plantar bananeira melhor que você não, SÓ hoje que você caiu, é que quando você faz direitinho ele não tá vendo). Vocês nunca viram essas coisas? Que bom, porque eu já vi muitas vezes.

Então eu concluo: Se você mãe, acha que está errando na alimentação, errando na rotina diária, ou no filme que você deixa/não deixa seu filho ver, saiba que nenhum erro desses é capaz de produzir uma catástrofe tão grande quanto passar a vida mimando um filho.

Dê amor, faça dengo, faça festa para seus filhos, mas ensine-os a viver, forme seu caráter, lhe dê moral, valores, ética, respeito. Porque não dá pra se arrepender depois, infelizmente.

6 comentários:

  1. Muito bom seu post. Concordo totalmente!
    Conheço tb um menino o qual os pais trabalham o dia todo e ele fica com a avó (que cá entre nós não educa). E para compensar essa falta eles o mimam demais! E é claro que esse menino, de apenas 5 anos e meio já se acha o rei do mundo, é desobediente, arrogante e insuportável. Que adulto ele se tornará?
    Se queremos um mundo melhor, temos que educar nossos filhos para se tornarem adultos melhores.
    E parabéns pelo blog, gostei bastante.
    Elaina Furlan
    http://elainafurlan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo,concordo com vc! Tem que impor limites sim! Meu filho de 3 anos tem hora que se acha o dono da situação, aí temos que mostrar que nem tudo pode ser como ele quer.Passo o dia todo fora,mas nem por isso ele manda na situação qdo estamos juntos. Sou rígida qdo tem q ser! E ele me ama demais, diz isso direto,me beija,abraça ,diz que ama o pai, ama nosso cachorro(kkkk). Sinto que ele é uma criança muito feliz, e não preciso enchê-lo de mimos pra isso.

    Natalie Free

    ResponderExcluir
  3. Com o perdão da palavra...
    Não gosto quando alguem lê meu pensamento...(risos).
    Amiga!!! Vc arrasou. Como eu sempre disse:" Vc esta se perdendo aqui nesta cidade..."
    Assino em baixo e não retiro uma unica virgula se quer!
    Parabens, mais uma vez Lalá. Bjs. Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Elaina, o pior de tudo isso é que em casa, punimos damos exemplos,éticos e morais, mas na escola hummm na escola, enquanto passo isso para meu filho, existem 10 que por estudarem em escola particular, são mimadosss ao quadrado, educação em casa zero, a escola que eduque e oriente, o meu que tem pai e mãe chamado de "general" por muitos é o "metidinho" o nerd, sim pelo fato de ser obediente, aplicado e educado, mas prefiro, lá na frente quero ver quem vai chegar junto com ele...

    ResponderExcluir
  5. Este poste merece uma continuação, focando no extremo oposto: filhos que não recebem a atenção, mesmo quando merecida (tipo: passar de ano por média e não poder comemorar para não pegar mal para aqueles que ficaram em recuperação).

    Pense ai e veja o que sai!

    bjs,
    leo

    ResponderExcluir
  6. Layana, concordo plenamente!
    O difícil esta em saber dosar o que se deve ou não deixar, permitir, dar. Enfim, os limites.
    E tudo muito bem regado com amor, carinho, atenção.

    Achei a sugestão do Leonardo interessante! Ótimo assunto de continuação!

    beijoca

    ResponderExcluir