Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

terça-feira, julho 14, 2009

Ansiedade pra dar e vender


Antigamente não existia ultrassom e ninguém sabia o sexo do bebê antes dele nascer. Era um tal de fazer simpatia pra adivinhar, medir formato da barriga, ver se a mãe tinha azia, fazer cálculos malucos... As maternidades tinha duas luzes do lado de fora da sala de parto, uma azul e uma vermelha. A família ficava do lado de fora esperando e quando nascia acendia-se a luz correspondente ao sexo do bebê. Era uma festa.

Agora não, temos a ecografia, que pode nos revelar o sexo do bebê algumas vezes já na 13° semana. Temos a sexagem fetal (pros mais abastados), que responde já na 8°, para os neuróticos dá pra fazer inseminação e escolher o sexo da criança ainda no tubo de ensaio (cá entre nós... tem certos casais que mereciam né? A bisavó do dudu teve seis homens e só uma moça).

Pois bem, tudo isso mexeu com o mundo capitalista que temos. Você vai a uma loja, "despretenciosamente" olhar umas coisinhas e, quem sabe, comprar algo fofo pro seu filho(a) e não consegue. Roupinhas e sapatos são produzidos pra quem já sabe o que vem por aí. Pra quem mora nos grandes centros do país pode ser diferente, mas aqui em Natal é difícil encontrar algo realmente neutro. Roupas branquinhas então... praticamente abolidas.

Pra nós, mães, só nos resta esperar o tempo de fazer o bendito exame e torcer pra que o médico seja bom da vista e a criança colabore abrindo as perninhas. E o comércio perde com isso, pois há poucas pessoas mais sucetíveis a gastar uns reais que uma mãe grávida. Por enquanto, estou sendo espartana à força. Quero comprar, mas eles não tem nada pra me vender...

Desta vez terei mais um argumento pra "convencer" meu bebe a abrir as pernas. Com Eduardo eu dizia: "bebe, mostra tudo lá no exame, pois mamãe quer ver, senão eu vou ficar nervosa e isso não é bom pra gente". agora vou complementar com "Olha, se você não mostrar vai nascer pelado(a) sem nada pra vestir hein..." Ai ai, coitados dos meus filhos hehehehe

* Metade do texto em vermelho, metade em azul, em homenagem ao "mistério pré-ultrassonografia"

6 comentários:

  1. Vc não tem idéia de como isso é verdadeiro. Qdo eu tive o Vítor era muito mais fácil comprar roupinhas neutras. Hoje em dia parece que isso não existe mais! Mesmo as roupas que não são rosa ou lilás têm babados e outros detalhes que fica impossível colocar em um menino! kkk

    ResponderExcluir
  2. Calma mamães... 13 semanas não é tanto tempo assim! você ainda terão outras 27 para comprar um monte de coisas, até aquelas que parecem imprescindíveis, mas nunca serão usadas!

    Quanto as roupas neutras, acho que foi o próprio mercado (comércio + clientes) que se encarregou de abolir. Pois acontece com muita freqüência aquela história de comprar/ ganhar roupinhas neutras antes de saber o sexo e depois passar a comprar as roupas específicas.

    Resultado, as neutras ficavam sem graça e eram deixadas de lado. Quando muito, serviam de plano B (ou C, ou D,...) nos dias de chuva, quando as favoritas não secavam a tempo. As mamães mais conscientes (ou menos endinheiradas) ainda usavam as neutras em casa ou em ocasiões mais informais. Roupinha neutra - e sem graça - nunca vão às festas ou ficam nas fotos!

    Assim, para evitar que a lista de coisas que nunca foram usadas aumente, controlem a ansiedade! Guardem o dinheiro e saiam ás compras com todo o gás quando saírem da sala da ultra-sonografia!

    ResponderExcluir
  3. Ai, este meu irmão é tão ponderado... por isso que homem não engravida. Como ser ponderado com uma pessoa crescendo dentro de você?
    kkkk Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho pressa de comprar mas estou angustiada em saber o sexo !!!

    ResponderExcluir
  5. Coitado do pai, que tem que ouvir todo dia a mesma ladainha e ainda ter que pagar a conta, no final!!!
    afffffff!!!!

    ResponderExcluir
  6. E ai? quando sai o post contando o sexo do bebê?! a tão esperada notícia já corre entre os mais próximos!

    abs,
    leo

    ResponderExcluir