Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

quarta-feira, julho 30, 2008

Again


Olhem o que é capaz de fazer uma mãe orgulhosa, daquelas que quando tem uma novidade sobre o filho sai ligando para todo mundo: não liga, escreve no blog e projeta os feitos do filho internet à fora.


Pois é, peço licença dos temas sérios, das polêmicas e das idiossincrasias do mundo e contar para vocês que meu filho foi top student (o estudante com as melhores notas) do curso de inglês dele de novo, pois é, again e isso me deixa muito orgulhosa dele.


O danadinho é esforçado mesmo e sempre gostou de estudar. No início eu achava que era euforia de criança pequena, já que toda criançinha, no meu tempo, só tirava nota boa. Se bem que já descobri que infelizmente hoje as crianças estão mais dispersas e tiram muita nota baixa e ficam de recuperação - pasmem - já na alfabetização.


Depois que ele passou da 1° e da 2° série eu vi que realmente o fofuxo é bom de briga. Quando não sabe vem, pergunta, se não consegue fazer um dever fica estressado e quando acha que não está entendendo não desiste até que todos da casa passem ali ao lado dele explicando o tema de outra forma.


Ele é melhor do que eu era na idade dele (quando pequena eu tirava nota alta, mas porque minha mãe vivia em cima, era um saco, parecia aqueles filmes em que a criança é obrigada a ser perfeita). Eu não fico no pé. Dou aquela cobrada regulamentar só pra manter a disciplina e marcar território, nada mais. Li muito sobre educação e como incentivar as crianças a gostar de ler e ir pra escola, algumas coisas deu pra pôr em prática, outras nem tanto. Acho que o segredo é fazer com amor e dar exemplo. Conheço criança que não tem livro em casa e nunca vê os pais lendo ou discutindo algum assunto diferente, essas se espelham em quê? Novela da mãe e futebol do pai, só pode.


Bom, vou tirar meu babador agora, fica chato falar bem de filho. Ele tem seus erros também. Tem algumas frescuras para comer, as vezes acorda com um mau humor do cão e é genioso. Agora, vamos combinar que eu não trocaria a qualidade de top student-nota-dez por fome de berinjelas, rúculas e afins. Isso daí ele aprende a comer depois (quem sabe pra impressionar uma garota um dia?) mas educação se constrói cedo e é pra vida toda.


Beijos pra vocês e seus lindinhos e lindinhas. E lembrem: vamos botar essa galerinha para ler bons livros.


________________________________________________________________


INDICO: Histórias de bruxa boa - Lia Luft

Pedrinho Pintor e outras histórias - Ruth Rocha

Coleção Capitão Cueca - Dav Pilkey

Pão quente e cenouras frescas - Elaza César Saloutti

Eca! A enciclopédia de tudo o que é nojento

Revista Recreio - Toda semana nas bancas

6 comentários:

  1. Oi Laya

    Seu filho é reflexo de você, que sempre gostou de ler muito, de descobrir coisas novas. Você sempre passou pra ele um entusiasmo com a aprendizagem que muitas mães não passam e depois não sabem porque os filhos não gostam de estudar.
    Mas ele já vai fazer 10 anos... você não tá com coragem de começar de novo não é?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Layana! Não esqueça que estudei com você por muito tempo e sei que você era exatamente assim. Portanto, é bem provável que o Dudu seja um reflexo de você. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente layana não vai poder ser mãe de um filho meu nunca. É casada com um cara legal e pelo jeito pra vida toda.

    Mas eu quero um dia encontrar uma pessoa assim para educar um filho meu. Sem paranóias, mas com objetivos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mais do que um cara legal, viu caro anonimo. Se quer uma dica de onde se pode encontrar uma Layana da vida, eu lhe digo que esta eu encontrei na fila de um banco dentro da universidade.
    Quem sabe frequentando mais os bancos da UFRN e menos as festas de forro da vida você não encontra alguém tão dedicada a leitura como minha Lay.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas de livros !!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é muito bom !!!
    atualize, não deixe de postar não !

    Abraços

    ResponderExcluir