Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

quinta-feira, agosto 11, 2011

Gente com folhafobia


Em plena era do "desenvolvimento sustentável" do "proteja a natureza" eu tenho exemplos diários aqui em meu bairro de que as pessoas estão cagando nem aí pra tudo isso. Isso me faz pensar o quanto a sociedade diz que apóia todos esses valores de proteção à natureza, mas desde que o outro faça, eles não, que dá trabalho.

Assim que chegamos na rua onde moramos notamos que numa rua grande, só duas casas tinham árvore na calçada. Das 10 da manhã às 3:30 da tarde a combinação zero árvores+calçadas+paralelepípedos fazem o ato de andar na rua um inferno particular. Plantamos logo duas em nossa calçada. Elas cresceram rápido e: olha só... dois vizinhos se revezam colocando seus carros em nossa sombra! Detalhe: continuam sem plantar nada. Nas ruas do bairro é comum vermos gente fazendo poda drástica (quando deixam só os galhos) e as árvores ficam parecendo saídas de filme de terror. Vontade que dá é gentilmente tapar o nariz desses seres enquanto estivessem dormindo (e a boca também já que é comum concretarem TODA área em volta da planta).

Outro costume insano aqui é varrer calçada com mangueira jorrando água. Aí acho que já é caso de transtorno bipolar. A pessoa tem disposição de todo dia, às vezes duas vezes ao dia ir pra calçada cuidar da limpeza como se disso dependesse toda sua dignidade, mas ao mesmo tempo, morre de preguiça de usar uma vassoura e quer empurrar a sujeira com água. Sabe pra que serve água numa calçada gente? Se alguém vomitou/cagou/lixo entornou usa-se um balde com água, um desinfetante e vassoura. O povo passa horas vendo televisão, mas quando passam esses avisos de meio ambiente estão onde (ah já sei estão tomando banho sem desligar o chuveiro pra ensaboar). Descabido isso.

Deixei a folhafobia pro final, pois é a última novidade em ser sem noção. Uma das queridas vizinhas perguntou se tínhamos tal planta em casa, pois folhinhas ficam entrando na calçada e em sua casa  toda hora e precisa varrer o tempo todo.
-  Pausa pra vocês digerirem o quanto isso é sem noção -


Acrescento que aí tem uma indireta pra mim, pois nossa calçada está sempre com folhas, sementinhas etc.  E temos jardim, coisa que a maioria dos adoradores de concreto não sabem mais o que seja. Porque eu combinei com marido que cuido da casa, crianças, educação, almoço, saúde, bem estar e sex apeall mas folhinhas na calçada never! Ainda quero terminar minha faculdade de letras e precisa sobrar tempo pra literatura (acabo de entender como uma pessoa fica folhofóbica, o espaço da literatura está vago).
Fora ser sem noção e fora ser uma indireta pra mim (mas ela(e) não falou pra mim ao vivo) qual é o problema real de se ter folhas na calçada? 
Impede a passagem de pedestres? Não, o que impede são os carros que eles e elas colocam atravessados na calçada.
Estão cagadas? Não, quem caga são os cachorros, que os donos levam pra "passear" e "esquecem" de recolher.
Transmitem doenças? Mesma observação acima.

Então eu digo humildemente que não entendo o problema com as folhas. E se não há explicação só pode ser doença. Folhafobia. 



Me poupem.






6 comentários:

  1. Que medo de gente assim... a dona do condmínio é assim: neurótica. Me fez desfazer dos vasos que tinha na sacada simplesmente pq "enfeiavam a frente do condomínio". Fora o canteiro que tem aqui, enormeeee, e... vazio. Plantamos durante o ano inteiro vários pezinhos (morango, manjericcão, e outras coisas) e ela contratou um jardineiro e arrancou tudo. Tudo! O que esse povo tem contra o verde? Seja lá o que for, tenho medo.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo Cunha11 agosto, 2011 16:36

    Acredito que isso seja ranço de gente vinda do interior, de gente que morou em casa de taipa, no meio do nada, que varria o chão de terra batida até ficar lisinho!

    Essa galera deve achar concreto, e principalmente piso cerâmico, o máximo! Acham que se alguém ve a calçada "suja" vai achar que a casa deve ser suja também! Deviam gastar mais tempo em limpar lixo de fato ao inés de se preocupar com a folhas!

    Ai, seguindo a lei do menor esforço, concretam tudo: calçada, jardim, quintal para não ter "trabalho" de limpar. Resultado são casas estéreis, totalmente pavimentadas, onde não identificamos onde começa nem onde termina a edificação em sí. (a casa da tal vizinha é assim!)

    Depois reclamam que a cidade tá "quente" e acham que é resultado do 'aquecimento global'. Não, é ilha de calor mesmo, galera!

    ResponderExcluir
  3. Bom, moro literalmente no meio do mato, têm arvores na frente, no fundo e nas laterais da casa, ADOROOOOOO natureza, bichos, e afins...
    Se eu me incomodar com as folhas é melhor morrer!
    Minha vida pega toda as folha do meu quintal e faz compostagem, e me ensinou, não faço pq dá trabalho! mas deixo as bichinhas em paz!

    ResponderExcluir
  4. ADRIANA SZILAGYI12 agosto, 2011 09:04

    Pô Lay, que desabafo, tava aguentando mais não e resolveu soltar a língua né? Bem, acho que já conversamos sobre isso em outras oportunidades e eu estou totalmente de acordo com você. Já que você desabafou eu vou desabafar também: "EU ODEIO AQUELE COROLA PRETO QUE FICA PARADO NA FRENTE DA SUA CASA FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL!!!!" pronto falei! ai que alívio!!
    Olha, eu sei que a rua é PUBLICA, mas desses 4 anos que você mora nesta rua, quase nunca tenho o prazer de estacionar debaixo da sua sombrinha quando vou te visitar. Pô! eu tenho meus direitos... sou irmã do "dono" da árvore e cunhada da dona da casa!! Quem o dono do corola pensa que é?? (kkkkkkk).
    Brincadeiras à parte, também fico indignada com a atitude dessas pessoas folhafóbicas que podam drasticamente as árvores, que vivem em lugares completamente "concretados" e que não suportam plantas (acham lindas, mas bem longe delas). Eu só não tenho plantas na minha casa porque moro num apertamento e a planta que tentei cuidar, logo que chegeui, ficou meio "xoxinha" pois não tinha sol suficiente para ela. Enfim, ADORO o jardim de vocês!!! Continuem assim: "protetores do verde".
    Beijão
    Adri.

    ResponderExcluir
  5. Lalá ,aproveitei e lí os outros textos e te digo que tu es uma DANADA PRA ESCREVER BONITO. Tenho orgulho da minha norinha ser assim tão versada em falar aquilo que vem na alma,
    pois a tua arte de escrever e expressar é muito grande, continueeeeeeee
    beijos
    Sogrinha

    ResponderExcluir
  6. gostei do texto espero que a fobia esteja epenas nas folhas e não na árvore toda e corta-la de uma vez por todas.

    posso divulgarei no meu blog

    http://folhasegente.blogspot.com/

    ResponderExcluir