Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

quinta-feira, agosto 04, 2011

Certo e errado - você sabe o que é?

Esta semana meu irmão foi assaltado, levaram seu notebook - que não tem seguro -  que estava numa mochila dentro do carro - deixaram o carro - que tem seguro. Quer dizer, ele foi furtado, uma vez que o que lhe foi retirado foi às escondidas (ainda bem né, ser assaltado é pior). 

Já repararam que toda vez que falamos uma notícia dessa sacamos logo da cartola um "ainda bem que não...." num processo meio Poliana? Se foi furtado, ainda bem que não foi assalto. Se foi assalto, ainda bem que não te machucaram. Se machucaram, ainda bem que não aleijaram, e se aleijam, ainda bem que não mataram e se matarem...ahh tá num lugar melhor que nós tadinho, pior pro bandido que quando morre vai pro inferno e blá blá blá.

Que saco isso né? Reclamar, se lamentar ninguém pode... só pode agradecer que pelo menos não isso ou aquilo. Aliás, experimente "reclamar".Se for na polícia, eles fazem aquele B.O, que quer dizer boletim de otário e pronto. Não há investigação pra furtos, roubinhos e etc. Experimenta também se lamentar um pouco pros amigos. Você vai virar culpado em dois tempos: "porra man, porquê você deixou o computador no carro?" "Boy, não pode deixar carro na lateral do prédio não, tem que botar no estacionamento, bem caro, mas é o jeito" (em tempo: o estacionamento do local que meu irmão foi nem cobertura pra proteger o carro de ficar uma sauna tem, qual a instiga de colocar o carango lá? Ahh já sei, pra não roubarem...)

Ele mesmo (meu irmão) disse: "voootz, se eu fosse assaltado iam dizer "não pode ficar andando com computador na rua pô". Ué... mas eu pensei que o conceito de se ter um lap top é que a gente vai LEVAR o computador de um lado pro outro. 

O brasileiro é condescendente com tudo de porcaria. "Perdoa" o corrupto dizendo que "sei lá né, se fosse eu lá, olhando tanto dinheiro...." Perdoa o ladrão com desculpa de que tem a segregação social, o abismo que leva pessoas à roubarem e tal e tal. Quantas atrocidades terríveis não acontecem e no outro dia a vítima já aparece na tv pra dizer que perdoa o agressor pelo que ele fez? Acho isso uma mentira deslavada, coisa de bitolado em igreja que acha que é obrigação perdoar o pecador. Quando que uma pessoa que teve um ente querido morto, uma criança abusada vai, em menos de 24h, perdoar o culpado? Perdão de verdade é algo que leva anos pra acontecer na cabeça de quem sofreu. Mas no Brasil é bonitinho dizer que perdoou, fica bem na fita sabe?
E Culpa as vítimas. Mulher que foi abusada é sempre olhada com desconfiança "mas ela não provocou?, tava vestida como?" Quem é roubado não se protegeu ou estava dando mole e se for pobre então "é pra prender a não inventar de ter coisa pra se mostrar". Meu filho, Dudu esta semana reclamou que os meninos da escola fizeram a velha brincadeira (tosca) de fazer uma roda e ficar meio que socando quem tá dentro. Botaram ele dentro, ele pra fugir saiu correndo de qualquer jeito e depois foi chamado atenção porque pulou por cima das mesas. Na hora de tentar se explicar o coordenador foi taxativo "para Edu, você gosta da fuzaca e tá querendo dar desculpa" . Ou seja, ele gosta de bagunça (eu também gosto e sei que você leitor deve gostar) mas ser colocado no meio da roda pra ser sovado não é bem o que eu chamo de divertimento zoado.

Na próxima vez que alguém te contar algo do qual foi vítima, conte até 10 e não culpe a pobre vítima pelo que lhe aconteceu. Se houvesse um botão do destino pra ela apertar com certeza ela não apertaria o foda-me.

3 comentários:

  1. Leonardo Cunha09 agosto, 2011 10:51

    Pois eh... eu fui o "sorteado da vez". Levaram o meu note que terminou de ser pago em janeiro deste ano, após longos dez meses de financiamento. Fará falta! Seja pelo equipamento em sí, que estava funcionando perfeitamente, seja pelas informações contidas nele! No"combo" foram junto o óculos de grau, o pen-drive, um revista emprestada... enfim, artigos que estavam "seguros" dentro de uma mochila!

    Passado o susto, vem a fase de explicar para os mais próximos o ocorrido. É ai que vem a sabatinada de recomendações pós-ocorrido: "- por que deixou o computador no carro?!", "- Por que deixou o carro na rua?!", "- Por que não tinha seguro?!". Pior do que isto são as críticas do tipo: "-Ah... você vacilou!" ou ainda "- Pediu para ser roubado". Fica a clara impressão que o ladrão tá mais do que certo, pois ele apenas fez o seu trabalho! É como um relação de ação e reação: Deu vacilo, foi roubado!

    O B.O. é o maior engodo que já ví! É tão inútil que o próprio delegado disse que em poucos dias aquele papel estaria esquecido em alguma gaveta ou pasta. Tô pensando em usar a cópia que ficou comigo como papel de rascunho e assim dar uma finalidade útil para o 'papel' utilizado!

    O delegado também me deu uma lição de moral bastante sarcástica "- A gente avisa para não deixar nada dentro de carro, mas vocês não escultam!". Será que eu seria preso por desacat se tivesse falado "- Se vocês fossem mais presentes, os ladrões não fariam a festa!". Por via das dúvidas, me dei por satisfeito por conseguir um B.O. Parafraseando a propagando do Bradesco Seguros: Vai que o note aparece, né?!

    Bem.. de tudo isto, só resta dizer: se não querem ser roubados, não comprem nada que seja do interesse dos ladrões. Se comprar, não "vacilem" escondam a sete chaves, por mais portátil que o equipamento seja!

    Abs,
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Oi, moça, retribuindo a visita de retribuição... rs. O pior é que é muito verdade esse post, e eu odeio muito essa postura Poliana. Não só nesses casos que você comentou, mas até nos vídeos motivacionais q vemos por ai, sabe? Aquele que tem alguém com alguma deficiência física mostrando que se deu bem na vida. Não que eu não admire essas pessoas, mas eu não entendo porque isso deve me motivar. Eu acho que parece que as pessoas sem deficiências se sentem de certa forma superiores, ou os deficiente mais 'fraquinhos' e pensam "Ah, se ele consegue que não tem mão consegue, eu consigo também". Porra, precisa ter sempre em situação pior para gente ficar feliz e poder dizer "Mas podia ser pior, você não viu não sei quem"? Vc vai e diz que tá sem dinheiro, o ser diz que podia ser pior e mostra um mendigo dizendo que podia ser você. E eu fico pensando, se um dia acabar os mendigos (vai, sou otimista), como essas pessoas vão fazer para se sentir melhor?
    E sobre essa mania de transformar vítima em culpado eu nem vou comentar, porque fico irritada! rs

    PS: Pode ficar tranquila que já estou vendo que os meus "não seis" realmente não são tão ruins. Foi mais o desespero da hora e a falta de info mesmo. Tenho que fazer um post explicando isso. E brigadaum;]

    bjss

    ResponderExcluir
  3. A-DO-REI !!!

    Parabéns pelo blog e suas postagens tão oportunas, em especial esta.
    Grande abraço!!

    Sandra Hasmann

    ResponderExcluir