Bem Vindo

Você que está sempre por aqui ou você que chegou agora, fique á vontade pra comentar, criticar, adicionar. Nem só da mente louquinha da autora é que o blog se alimenta!

segunda-feira, janeiro 14, 2008

A Revolução dos Bichos*





Esta semana eu andei envolvida com a vida animal. Estive pelejando a adoção de uma ninhada de gatinhos. Eles são a coisa mais fofa, como qualquer filhote, não importa a espécie, filhotes são fofos. Mas não consegui. São cinco e talvez eu só consiga um dono para um deles.

Sei que tem muita gente que não gosta de gatos, seja lá qual o motivo. Eu gosto e muito. Infelizmente não são só os gatos que sofrem abandono, negligência e maus tratos. Cachorros sofrem também. É só andar pelas ruas: pencas de cachorros e gatos com fome, doenças e pulgas. Males do mundo moderno, dizem alguns. Não dá pra salvar o mundo, dizem outros. Há quem ache também que existe coisa mais importante para nos preocupar. Concordo em parte com tudo isso.

O que me revolta e que não concordarei nunca é que a maior parte destes bichos que andam por aí são resultado da negligência do ser humano. Como? Diga se você não conhece alguém que deixa de castrar seus animais porque é “maldade” ou porque “gosta de ver filhotes” ou é “contra a natureza”. Pois bem, são estas mesmas pessoas que depois do desmame dos filhotes os coloca numa caixinha e deixa num lugar qualquer, bem longe de casa. Bonito né?

Abandonar seres indefesos a própria sorte não é maldade? Maldade é castrar num veterinário limpo e com anestesia? Eu ainda não entendo a cabeça das pessoas nesta situação. Vocês leitores, por favor, pensem um pouco e jamais façam campanha contra castração de animais. Eles não têm culpa em se reproduzir.
* O título eu "peguei emprestado" do romance de Goerge Orwell
_______________ ....... __________________

Mudando de assunto: Leitores mais antigos vão lembrar: Num texto de 05 de abril de 2006 comentei que a Praia de Ponta Negra ia continuar do jeito que estava – dominada por estrangeiros e prostitutas – mas o governo insistia em dizer que com as novas medidas a praia voltaria a ser cenário de casais em férias, crianças e famílias natalaneses. Passados quase dois anos eu, que nem faço previsão do futuro acertei. É só ir lá conferir. À noite então a situação é lastimável e decadente. Bares caros, “moças” com roupas mínimas, hippies ocupando o calçadão. Tudo muito feio.

14 comentários:

  1. Eu lembro do que vc disse sobre a praia... torci tanto pra vc estar errada. Mas sua análise dos fatos naquela época revela que não seria diferente.

    Quanto aos gatos, uma pena eu morar longe senão perigava eu adotar um.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que todo filhote é fofo, é??? Você já viu o filhote dos timbús, que coisinha mais meiga, fofa e linda que são???
    Bem, mudando de assunto, não creio que você tenha dito que os cachorros e gatos abandonados são "bichinhos indefesos". Tadinhos... não tem dente para comer, focinho pra cheirar e um instinto animal que lhes permite caçar e comer qualquer coisa.
    Podem ser coitadinhos pois, como uma criança criada na favela, não toma banho com shampoo especial, não tem acesso a um tosador pra aparar o pelo e não come ração especial que mantém seu corpo forte, nutrido e bonito.
    Lembre-se que animais como os gatos são caçadores natos, carnívoros, que vivem de caçar ratos, baratas, lagartixas etc.
    Comer ração é frescura imposta pelo homem, objetivando deixar seus animais mais bonitos e saudáveis, não de saciar a fome dos bichinhos.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo
    Noooosssa José....

    Realmente animais tem instinto sim, só que agora eles estão na selva de pedra - não no meio natural - e não há tanta comida disponível assim.

    Você sabe pouco sobre gatos hein... a dieta deles no natural não é composta por lagartixas, ratos e baratas. Eles não podem comer "qualquer coisa". Não são bodes nem urubus.

    Mas tudo bem... afinal o texto não é sobre ração nem banhos, é sobre CASTRAÇÃO, pra evitar um monte de animais comendo porcarias por aí e passando doenças pra gente como você.

    ResponderExcluir
  4. Somente um perfeito imbecil, com visão micro das coisas, é capaz de achar que um animal pode seguir seu instinto no meio de um habitat que não é o dele pelo simples fato de nós termos mudado o habitat.

    Lagartixas são venenosas, caro anônimo muitíssimo bem informado.

    Os animais são sim indefesos e sim, tem dentes e garras mas infelizmente não são capazes de reconhecer pessoas como você, incapazes de enxergar o mundo além do próprio quintal, e voar nos seus pescoços privando o mundo de sua inútil presença.

    Infelizmente eles perderam esse instinto :o) ai que saudade dos tempos da selva, viu?

    ResponderExcluir
  5. Eis que surge a polêmica!! O que é muito bom, desde que saibamos lidar com a mesma...
    Acho que certos termos agressivos utilizados em alguns comentários acima são totalmente desnecessários, principalmente porque o anônimo apenas discordou e em nenhum momento foi desrespeitoso no seu comentário.
    Sou um dos que não gostam de gatos!! Eheheh. E sou a favor da castração de animais domésticos. E os governos deveriam ter um programa de castração dos animais abandonados ("vira-latas") para evitar que os mesmos aumentem a sua população.

    ResponderExcluir
  6. Outro dia conversando com a autora deste blog, chegamos a uma conclusão interesante. Talvez o grande motivo de tento alarde sobre algo tão simple esteja no termo empregado: "castração".

    Tenho certeza, apesar de não esta respaldado por alguma pequisa, que muito aindam acham q a castração é algo demasiadamente doloroso para o animal, que envolve multilação dos genitais e/ou que isto possa provocar alguma espécie de mudança comportamental no intinto do animal (já ouvi ignorantes falarem em que o animal fica "abichalhado").

    Só lembrando, a tal castração nada mais eh do que a esterilação do animal. Algo amplamamente dissiminado entre os humanos que já constituiram familia e não querem ver seus 'possiveis futuros filhos' terem que fazer uso de seus instintos para sobreviverem.

    Os animais não tem dissernimento disso e nao podem entrar em uma clínica e marcar uma 'Ligação de trompas' ou uma 'Vasectomia' para a semana seguinte. E não fariam isto nem que quisessem, pq o SUS não cobre, tem que pagar!

    Portanto, agora sim, fazendo uso de seus instintos, eles continuam se reproduzindo a torto e a direito. Logo me parece bastante razoável a intromição humana neste processo afim de evitar a superpopulação. Pois se não devessemos controlar a vida animal no meio urbano, que deixemos que as baratas, cupins e mosquitos da dengue tambem continuem se reproduzindo, não eh mesmo?!? Afinal, "bicho eh bicho"!!

    ResponderExcluir
  7. Outro dia conversando com a autora deste blog, chegamos a uma conclusão interesante. Talvez o grande motivo de tento alarde sobre algo tão simple esteja no termo empregado: "castração".

    Tenho certeza, apesar de não esta respaldado por alguma pequisa, que muitos aindam acham que a castração é algo demasiadamente doloroso para o animal, que envolve multilação dos genitais e/ou que isto possa provocar alguma espécie de mudança comportamental no intinto do animal (já ouvi ignorantes falarem em que o animal fica "abichalhado").

    Só lembrando, a tal castração nada mais é do que a esterelização do animal. Algo amplamamente dissiminado entre os humanos que já constituiram familia e não querem ver seus 'possiveis futuros filhos' terem que fazer uso de seus instintos para sobreviver.

    Os animais não tem dissernimento disso e não podem entrar em uma clínica e marcar uma 'Ligação de trompas' ou uma 'Vasectomia' para a semana seguinte. E não fariam isto nem que quisessem, pq o SUS não cobre: tem que pagar!

    Portanto, agora sim, fazendo uso de seus instintos, eles continuam se reproduzindo a torto e a direito. Logo me parece bastante razoável a intromição humana neste processo afim de evitar a superpopulação. Pois se não devessemos controlar a vida animal no meio urbano, que deixemos que as baratas, cupins e mosquitos da dengue tambem continuem se reproduzindo, não eh mesmo?!? Afinal, "bicho eh bicho"!!

    ResponderExcluir
  8. lay, apaga o 1 comentario q eu fiz... ta com uns erros de portugues..

    P.S. Apaga este aqui tb!

    ResponderExcluir
  9. Rapaz... a moderação de comentários não é instalada em meu blog (exatamente para que todos saibam que eu não tenho como apagar as críticas, ou seja, + transparência) então mesmo que eu ativasse agora não dá para apagar os anteriores.
    Deixa assim mesmo, escrever errado em internet é até "normal"
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Laiana, td bem? adorei seu blog!!!!!!
    Sou à favor da castração e super contra as pessoas que abandonam seus companheiros como se fossem lixo.
    Gostaria que se vc pudesse, fizesse uma campanha de vacinação contra cinomose, pois, nos perdemos 2 cães ano passsdo por falta de informação.
    São várias pessoas que não sabem que gripe canina mata em menos de 1 mês.
    É muito doloroso quando sabemos que uma simples vacina poderia ter salvo uma vida tão querida.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Layana! Encontrei seu blog por meio do blog do Daniel e achei bem legal. Concordo com você sobre os animais. Aqui em Brasília tem algumas associações e sociedades que castram os animais e promovem feira de doação de cães e gatos, principalmente filhotes. Eu estou ensaiando adotar um gato, talvez no mês que vem... Pena que os seus estejam tão longe, senão eu ficava com um agora mesmo! hehehe
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Lay, corrige o link p o blog de dudu, ta faltando um "o" em "...blOgspot.com"

    ResponderExcluir
  13. Oiii obrigada por passar no meu blog,

    siim a deturpação da imagem é o mais perigoso para um gordinho, ele se ve "não tão gordo" assim no espelho, é horrivel.

    obrigada por pasar lá, se deus quizer vai dar tudo certo na minha cirurgia


    :)
    :)

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lyana, valeu pela visita. Respondi lá no meu blog mais vou colar aqui também:

    O blog do Dudu me fez rir bastante, adorei.

    Aviso de Spoilers é um alerta informando que vou comentar trechos do filme ou a trama toda. Deixo o aviso para quem não viu e não quer saber de nada, ou seja, não perder a 'surpresa' do filme não ler.

    Concordo com você, nem sempre temos que nos ficar apegando a fatos desnecessários, isso fica para os criticos de cinema, que não é o meu caso.

    Valeu pelo comentário e visita.

    ResponderExcluir