Nos últimos dias tenho sido importunada pela expressão Politicamente Correto. Importunada é bem a palavra, pois politicamente Correto (vamos usar agora PC certo?) é algo tão difícil de definir o que é que começo a achar que não existe.
Tudo começou quando o governo quis editar uma espécie de cartilha com certas expressões que deveriam ser exterminadas e trocadas por outras [ tipo não dizer que a pessoa é preta, mas afro descendente] . Como se já não bastasse a imbecilidade da turma de Brasília de fazer este índex, de expressões, nossa gente brasileira ainda por cima achou que aquilo era sério e começou a seguir.
Juro que quero pensar que a mídia, os jornalistas e qualquer um que fale em público engoliram isso com a sincera ilusão de que diminuiria o racismo ou o desrespeito às minorias. Só pode ser gente... porque trocar o bom e velho português, as palavras simples e destituídas de maldade que temos (a maldade está principalmente no ouvidinho do interlocutor) por umas expressões que mais parecem bula de remédio, só pode ser coisa de quem acha que está fazendo um bem enorme.
Vejamos, trocar negro ou preto por afro-descendente já é ridículo. Até porque eu que sou branquela deveria então ser chamada de euro-descendente. O cara que é cego, cego total mesmo, leva nome de deficiente visual - e eu já vi: pessoa desprovida de acuidade visual proficiente. É cômico, mas pegou de um jeito esta píííí desta moda que ninguém mais quer escrever as coisas como elas são. Faxineiro agora é auxiliar de serviços gerais, mas o salário é de quem limpa latrina mesmo.
Faço um apelo à vocês todos. Pensem um pouco sobre isso. Não passa de eufemismo barato, algo que só ridiculariza ainda mais as ditas "minorias", já que falando assim, de forma escondida, suave e tatebitate a gente impede que a pessoa reclame ou se manifeste. Como é que alguém gordão feito um porco no lixo vai reclamar de preconceito se a pessoa diz que ele está "lateralmente expandido"?
Sei que algumas expressões já colaram e estamos usando, mas evitemos colecionar este tipo de infâmia que só mostra o quanto somos mesquinhos, hipócritas e elitistas. Sejamos tudo isso, mas sejamos corajosos também. Quer chamar o cara de viado, de gayzão, chama pô, mas arque com as consequências. Agora se você acha que ele vai se ofender com isso, chame o cara pelo nome - o nome dele, não o da noite - e respeite as pessoas de verdade!
___________________ @@@@@@@_______________________
Peguei pesado hoje né? Cruzes! Mas tem diversão também. Na minha pesquisa para uma imagem que ilustrasse a postagem cheguei a esta listinha caótica de possíveis "expressões politicamente corretas":
1 - "Ele é um idiota!"
"Ele tem um desenvolvimento craniano mínimo."
O cara fica até sem saber se reclama ou não hihihi
2 - "Ele é um fracassado!"
"Ele ainda não descobriu sua vocação." Essa todo mundo já usa
2 - "Ele é um fracassado!"
"Ele ainda não descobriu sua vocação." Essa todo mundo já usa
3 - "Ele é tímido!"
"Ele é extrovertidamente minimalista." Nem teve graça essa
4 - "Ele é baixinho!"
"Ele é anatomicamente compacto." Parece comercial de carro
5 - "Ele é gordo!"
"Ele é anatomicamente bilateralmente expandido."
Faz cinco meses que eu parei de me expandir
6 - "Ele é magrelo!"
"Ele é anatomicamente bilateralmente atrofiado." Acuma???
7 - "Ela transa muito!"
"Ela é um romântico automatizado."
9 - "Ele come que nem um porco!"
"Ele tem um distúrbio anoréxico reverso."
10 - "Ele ficou de pica dura!"
"Ele teve um breve momento introspectivo erótico." Pô foi breve, que pena!!!
11 - "Ele é um perdido na vida!"
"Ele está a descobrir caminhos alternativos."
12 - "Ele está ficando careca!"
"Ele está em fase de regressão dos folículos capilares." Sem comentários...
13 - "Ela tem um bundão!"
"Ela produz um enchimento de calça perfeito."
14 - "Ela tem uns peitão!"
"Ela possui vantagens de amamentação invejáveis."
15 - "Ele peidou!"
"Ele foi gastronomicamente expressivo." Essa eu vou usar só se sacanagem
16 - "Ele tropeçou!"
"Ele acidentalmente ficou na horizontal."
17 - "Ele é horroroso!"
"Ele é facialmente disforme."
18 - "Ele é fedorento!"
"Ele é naturalmente perfumado."
19 - "Ele só tem merda na cabeça!"
"Ele desenvolve episódios de inversão retal-craniano." Um prêmio pra que inventou essa.